Translate

segunda-feira, 7 de março de 2016

Leites Vegetais-I parte

Leites Vegetais


Hoje vamos aprender a  fazer leite vegetal.

Você pode obter leite fresco, gostoso e nutritivo a partir de inúmeros grãos e sementes que são ótimos para a saúde.


Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, muitas vezes seguido por simples hábito. E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.


Leite de castanha-de-caju
Castanha-de-Caju Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Modo de fazer:
Deixa a castanha de molho na água por 8 horas.

Jogue a água fora.

Bata no liquidificador a castanha e 3 xícaras de água filtrada.

Coe.

Use o que sobra para colocar em massa de bolo, pães, etc.
Guarde o leite na geladeira.

Assista  no Youtube



Leite de linhaça


Semente de Linhaça A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um anti-inflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.


Receita de leite de linhaça

Ingredientes:

½ xícara de sementes de linhaça deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;

4 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;

1 colher de sopa de extrato de baunilha.

Modo de preparo:
1-Lavar as sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazená-las em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicionar água filtrada, em uma quantidade que deve corresponder a duas vezes ou mais o número de sementes;

2-Tampar o recipiente e levar à geladeira. Deixar ali durante aproximadamente 12 horas;

3-Depois desse processo, o próximo passo é drenar a linhaça com o auxílio de uma peneira e enxaguá-la;

4-Na sequência, você de acrescentá-la ao liquidificador. Adicionar também as quatro xícaras de água e o extrato de baunilha (opcional) e bater bem;

5- Em seguida, drenar mais uma vez com a ajuda de uma peneira fina e separar as partes sólidas do leite. Você não precisa descartá-las, elas podem ser utilizadas como substitutas de ovos em receitas ou no preparo de cookies e recheios, por exemplo.


Você pode tomá-lo puro, preparar vitaminas com frutas e/ou cereais e inclusive utilizá-lo em receitas de bolo, o que deixará o prato mais macio e nutritivo. 

Assista o vídeo: Leite de Linhaça




Leite de arroz integral

Arroz Integral  Um poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Como Fazer Leite de Arroz Integral

Ingredientes:

1 litro de água
1 xícara de arroz integral

Ingrediente opcional: Sal, açúcar ou essência de baunilha

Deixe o arroz cozinhar na água por 15 minutos. Coloque o arroz cozido no liquidificador até que os grãos estejam quebrados. Se ainda restar grãos inteiros, coe o alimento com o auxílio de uma peneira. Em seguida, se preferir, acrescente o sal e a baunilha. Esta receita possui rendimento de meio litro.

Acompanhe o passo a passo de como fazer o leite de arroz integral:

Benefícios

Este leite é mais saudável porque não contém nenhum tipo de lactose em sua composição. É por isso que, assim como o leite de soja, ele é recomendado para pessoas que possuem tolerância à lactose no corpo. Além disso, ele não possui gosto nenhum, podendo ser acrescentado diversas essências à sua receita. Um de seus maiores benefícios é o valor, pois o produto à venda é caríssimo em relação ao caseiro. Por não possuir colesterol, o alimento não prejudica a saúde de seu coração.

O arroz integral em si, é um alimento que só nos traz benefícios e ao consumirmos o seu leite, mantemos a nossa saúde e o nosso corpo saudáveis durante todo o dia. Além de ingerir o leite de arroz integral, faça atividades físicas e mantenha uma dieta balanceada. O seu corpo merece todo cuidado e dedicação.


Leite de nozes

 Nozes  Estamos falando das conhecidas "nozes de Natal" que podem ser consumidas em qualquer época do ano. As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.

O leite de nozes, pode ser utilizado para para montar diversas misturas com frutas e desta forma, aproveitar ao máximo tudo o que a natureza tem a nos oferecer.
Os benefícios das nozes são inúmeros, entre eles estão:

* Melhora das habilidades motoras e de comportamento em pessoas de idade avançada;
* Diminuição do risco de sofrer de doenças ligadas ao coração;
* Aumenta significativamente o nível de serotonina, que é responsável pelo bom humor;
* Pode ajudar na diminuição do peso, já que ela é responsável pela melhora na transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação;
* Reduz o risco de sofrer diabetes;
* Reduz o risco de sofrer de câncer;
* É super antioxidante;
* Possui efeitos protetores contra a morte celular que se produz no cérebro de pessoas que sofrem de Alzheimer.


Para fazer o leite de nozes, você irá precisar de:
* 1 copo de nozes;
* 2 copos de água mineral ou filtrada.

Modo de fazer:
* Lave as nozes em água corrente;
* Bata a mistura de água e nozes no liquidificador;
* Para ter uma consistência legal, coe mais ou menos 3 vezes (sempre coando e separando o bagaço cada vez que passa pela peneira), pode ser coado em peneira ou em um pano macio;
* De preferência consuma o leite logo após estar pronto, mas caso opte por guardar, conserve ele na geladeira.

Obs. Você pode aproveitar o resíduo que foi coado e utilizá-lo em sopas, pães, assados ou tortas.

Assista
Receita de leite de grãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário