Translate

terça-feira, 13 de março de 2012

Receitas com Soja-

Pratos preparados com Soja



Aqui você tem algumas receitas saudáveis de dar “água na boca” preparadas a base de soja,alimento nutritivo e que substitui com muita vantagem o uso da carne.Bom apetite!


MAIONESE DE SOJA – BÁSICA


(Substitutos do Leite)

Ingredientes: • 1 copo de água de 250 ml • 5 colheres de sopa de leite de soja em pó • Óleo para dar o ponto • Sal a gosto


Modo de preparar: Coloque a água no liquidificador junto com 5 colheres de leite de soja em pó (não pode ser extrato de soja, tem que ser o leite de soja para dar o ponto).Bater bem, para dissolver e para “aerar”.

Desligue o liquidificador e veja se não há blocos de leite em pó no fundo e na lateral do liquidificador. Volte a bater e a partir de agora vá adicionando o óleo da sua preferência.


Preste atenção em 2 coisas: 1º.  Repare se o creme estiver muito mole e ai é preciso colocar um pouquinho mais de leite de soja. Se estiver espesso é só ir colocando o óleo de sua preferência.

2º. Repare no barulho do liquidificador porque o creme vai engrossar e o ruído deve ir ficando diferente. Deixe bater bem e você vai perceber a cremosidade de uma maionese.Coloque o sal e neste ponto você vai precisar ajudar o liquidificador com a colher e com cuidado. Sua maionese BASICA esta pronta.


REQUEIJÃO DE SOJA


Ingredientes

• 1 xícara de maionese de soja

• Meia xícara de ricota • Sal a gosto


Modo de fazer

Bata os ingredientes no liquidificador até ficar perfeitamente homogeneizado. Coloque num vidro comum de requeijão e sirva ou guarde na geladeira.



TOFU- Queijo de soja

O tofu é um coringa generoso porque não compete com nenhum recheio, apenas criando uma base segura para que seu sabor preferido se destaque na mistura.

Outra grande vantagem é a textura. O tofu sempre te permite chegar onde você quer.

Estes patês podem ser feitos com qualquer complemento. Você pode usar os tradicionais: Azeitonastomates secoservas finasalhocebola e palmito, ou trabalhar com sobras que estejam na sua geladeira.

Embora estejamos chamando este preparado de patê, ele também vai servir para recheios de tortas, quiches e massas.

Quando usado com patê você pode brincar com as cores e preparar pastas amarelas (cenoura) roxas (azeitona ou beterraba) brancas (palmito, alho e cebola) vermelhas (pimentão e páprica) e assim por diante.

Estas pastas coloridas ficam muito bonitas colocadas em travessinhas claras e com muitos pães em volta.

São fáceis e quebram um galho em todos os momentos que você não sabe o que fazer.


Receita do Tofu

Ingredientes da receita de tofu:

  • 1Kg de soja

  • 2 copos de água para cada copo de soja

  • sal amargo

  • sal marinho

Modo de preparar:

Juntar todo 1Kg de soja e deixar de molho em água durante uma noite inteira, lavar bem e bater no liquidificador com os dois copos de água, mas muita atenção não com a água em que ficou de molho durante a noite, coar o leite com um pano fino. Já estamos na metade do processo da sua receita de tofu.

Ferver o leite obtido após bater o soja em liquidificador, quando estiver fervendo muito cuidado pois a espuma sobre rápido e pode entornar, uma dica é acrescentar um pouco de água fria para abaixar, deixe fervendo cerca de 15 minutos, muito cuidado para não queimar o fundo. Quando levantar fervura colocar uma colher de sal amargo com água se não talhar acrescentar mais 1 colher de sal amargo. Por fim, peneirar e colocar nas formas com uma pitada de sal.

Esta receita de tofu rende até 5 unidades

O rendimento desta receita é cerca de 5 tofus de tamanho médio, e muitas outras receitas podem ser feitas após o fotu pronto, nesta receita podem ainda serem acrescentados legumes como cenoura, vagem ou cebolinha para deixar o tofu ainda mais saboroso, esta receita de tofu pode ser feita em pouco tempo, e outra dica é após pronto é deixar o tofu imerso em água dentro da geladeira para melhor conservação até o momento do consumo.



PATÊ DE TOFU


INGREDIENTES • 250 gramas de tofu firme • 250 gramas do recheio que vai dar nome e sabor ao seu patê (exemplo: azeitonas, palmito, ervas, etc.)


MODO DE PREPARAR

Apenas para explicar, vou considerar que o patê que você escolheu é o de azeitonas pretas, por isso, quando você ler azeitonas pretas, pense no recheio da sua preferência.

Coloque o tofu e as azeitonas pretas juntos no processador, no liquidificador ou no mixer. Você pode fazer uma pasta bem lisa ou deixar meio grosseira, com pedaços.

No caso de ingredientes com sabor acentuado como é o caso das azeitonas e o tomate seco não é necessário corrigir o tempero. Quando usar coisas diferentes, muito provavelmente você vai precisar temperar para dar um sabor especial.

Use cebola, alho, pimenta, páprica, cominho, azeite, sal… Enfim, as coisas que você usa normalmente para temperar.


Tofulete


Hoje vou deixar uma sugestão legal para o café da manha e que substitui as tradicionais omeletes… “TOFULETE”! Um preparado a base de tofu.

O tofu é um alimento que precisa ser bem temperado pra ficar gostoso. Esta preparação da um sabor e uma apresentação bem diferente. Você vai gostar!


TOFULETE

INGREDIENTES

• 300 gramas de tofu firme • 4 colheres de sopa bem cheias de cheiro verde picado • 1 colher de chá de alho • Sal a gosto • Óleo para untar a forma.

MODO DE FAZER

Usar o óleo para untar uma forma e deixá-la preparada para receber a massa do tofulete. Escorrer bem o tofu e junta-lo com todos os ingredientes numa tigela funda. Amassar misturando tudo muito bem com as mãos.

Depois de tudo bem amassadinho vai ficar com a textura de ricota temperada. Colocar esta massa na assadeira e espalhar a mistura compactando com os  dedos. Deixar a mistura bem alisada e compactada na forma toda.

Assar por aproximadamente 30 minutos no forno alto. Tirar e servir como se fosse omelete.


Dica:Você pode juntar todos os recheios que gostar nesta mistura. - Se gostar de cogumelos, coloque cogumelos. - Se preferir azeitonas, abobrinhas, ou qualquer outro vegetal que escolher, ponha sem receio. - É só calibrar o tempero para que a mistura não fique sem gosto. - Tofu é um alimento “sem sabor” e cabe a você dar o gosto que preferir e abusar deste ingrediente.

Também é uma alternativa para substituir queijos em sanduíches.


Bacalhau vegetariano

Ingredientes: ½ kg de batatas 200g de repolho 300g de soja em cubos 1 pimento médio 2 cebolas médias coentros q.b200ml de natas de soja 200ml de leite de coco ½ copo de leite de soja 100g de azeitonas pretas sal q.b azeite q.b

Preparação: Lave bem as batatas e coza-as inteiras com pele. Depois descasque-as e corte-as em rodelas grossas. Coza o repolho no vapor, com sal, ou em pouca água, cortado em pedaços grandes. À parte, ponha a soja de molho e tempere-a a gosto. Corte as cebolas em rodelas e o pimento às tiras finas e pique as azeitonas e os coentros. Em seguida, numa forma de ir ao forno, disponha uma camada de batatas, outra de repolho, a seguir uma de soja e uma de temperos e assim sucessivamente até terminar com uma camada de batatas. Por último, misture o leite de coco, o leite de soja e as natas e deite sobre as camadas. Regue com um fio de azeite e leve ao forno para gratinar. Sirva quente.




Soja com cogumelos e verduras

Ingredientes (para 4 pessoas):

2 chávenas de soja em cubos 4 chávenas de água azeite q.b 1 cebola grande 2 dentes de alho sal q.b 1 folha de louro 1 chávena de molho tomate ou tomate bem picado100g cogumelos 2 chávenas de legumes (ervilhas, feijão-verde, milho, etc)

Preparação: Coloque a soja de molho durante cerca de meia-hora, sendo a água o dobro da soja. Num tacho faça um refogado com um pouco de azeite, a cebola picada, alho picado e sal. Depois, junte o molho de tomate ou o tomate picado e uma folha de louro. Acrescente os cubos de soja demolhados e os cogumelos. De seguida adicione os legumes (escolha os legumes a gosto, tanto podem ser frescos como congelados), por exemplo ervilhas, feijão-verde, milho, cenoura, rebentos de soja, etc. Acrescente água até cobrir os legumes e, quando estiver a ferver, ponha em lume brando cerca de 15 minutos.

Sugestão: Como acompanhamento, pode juntar ao molho de soja e verduras batatas aos cubos. Mas também pode acompanhar com massa ou arroz cozidos à parte.


Empadão de soja e espinafres

Ingredientes:

1 chávena de soja fina 2 dentes de alhos 1 cebola pequena½ chávena de polpa de tomate 8 batatas grandes leite de soja q.b espinafres congelados q.b azeite q.b sal q.b pão ralado q.b

Preparação: Demolhe a soja durante alguns minutos. Num tacho, coloque um pouco de azeite e refogue os alhos e a cebola picada. Junte a soja, a polpa de tomate (ou dois tomates bem picados) e tempere a gosto. Deixe cozinhar alguns minutos. À parte coza as batatas. Quando estiverem bem cozidas reduza-as a puré, junte um fio de azeite e um pouco de leite de soja e misture bem. Descongele os espinafres (ou se preferir coza meio molho de espinafres).Num pirex, disponha uma camada de puré, outra de soja e outra de espinafres e assim sucessivamente até encher o recipiente, terminando com uma camada de puré. Polvilhe com pão ralado e leva ao forno cerca de 15 minutos a gratinar.


Bolonhesa de Soja

Ingredientes (para 4 pessoas): 2 chávenas de soja fina 2 cebolas grandes 4 dentes de alho 2 colheres de sopa de azeite 6 colheres de sopa de molho de soja 2 cenouras600ml de concentrado de tomate sal q.b noz-moscada q.b 1 ramo de salsa esparguete integral q.b


Preparação:

Coloque o granulado de soja dentro de água, durante cerca de 20 minutos, para que hidrate, inche e aumente de volume. Pique a cebola e o alho bem fininhos e deixe alourar ligeiramente no azeite quente. Junte logo de seguida o concentrado de tomate e um pouco de água para aumentar a quantidade de molho. Escorra a água da soja através de um passador. Regue a soja com o molho de soja, e aguarde 2-3 minutos. Introduza a soja no molho de tomate e misture bem. Junte a cenoura em cubos pequenos. Adicione o sal e a noz moscada. Tape e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos.Quando estiver pronto adicione a salsa muito picadinha, e tape novamente. Entretanto coze esparguete integral para acompanhar a soja.



Salada Energia de Soja

Ingredientes: 1 chávena de feijão de soja água sal a gosto 1 cebola picada 1 tomate , alho cheiro verde limão azeite ou óleo de sésamo


Preparação: Deixe de molho o feijão de soja durante a noite. Cozinhe durante 30 minutos na panela de pressão.Escorra e tempere com todos os outros ingredientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário